Ads 468x60px

Eu indico

20 julho 2011

Em Capela Nova a festa que não é feita para a população

"A maior atração de uma cidade é a qualidade de vida de seus moradores." (Jaime Lerner)

Tive a oportunidade de participar das festividades da cidade este ano. Assim como as demais festas estava lotada e isso parece ser sinal de sucesso. Como sou agora capelanovense ausente também já fui presente e pude presenciar os dois lados da festa. Mas, será que ela é realmente feita com o intuito de confraternização entre os filhos da terra ausentes e presentes?

Difícil responder esta pergunta. Muitos dirão que é por isso que a festa existe. Outros, dirão que sou ranzinza e adoro pegar  no pé. Talvez um pouco dos dois eu diria. O mais certo é que fui a um evento destinado a um publico que não compareceu. A população da cidade não estava presente, tão pouco os ausentes.O que se via era turistas, baderneiros que agitaram a cidade e causaram muitas brigas. Quem sabe um dos motivos para não sair de casa. Com mais de 10 mil reunidos, alguns guardas e nenhum segurança da organização. Resultado, brigas a cada canto.



A festa começou em uma total desorganização. Na sexta feira, horas antes da abertura da festa, palco e som não estavam pronto e a banda tendo que fazer um pouco de tudo para poder se apresentar decentemente para os festeiros. A organização não se pronunciou e nem estava presente para cobrar agilidade. A abertura foi marcada pela lembrança de um ilustre capelanovense. Merecido? Sim e não. A dor da perda era recente e acredito que o silêncio e acolhimento da família em nosso meio já seria o suficiente. Como se não bastasse tivemos que aguentar um monte de políticos querendo aparecer, mas ninguém aparece mais do que o locutor: Odair Cardoso. Fala mais que Galvão Bueno e Faustão juntos. Sim, isso é possível. Não deixava finalizar uma música para interferir. Além de não entender nada de respeito. Digo pelo fato de insistir em colocar a Ave Maria em sua abertura. Desrespeito total a uma festa que não prega ecumenicidade. Sem falar no desespero dos pais quando anunciou que iria distribuir bala para crianças. Não era momento de recreação infantil. Quanto ao prefeito, único que parecia ter bom senso, logo que teve a palavra abriu as festividade e fez referencias a Alá ( Deus) e despediu-se em judaico. Seria uma força de protestar a abertura de nosso locutor?

As atrações não ficaram para trás. Não tente me convencer que a região aprecia pagode. Tudo bem que o grupo Raça Negra tem grande história na musica brasileira, mas levar como uma atração que não vai satisfazer "a população" já é demais. A cidade não foi representada nem ouvida. O jovens da cidade ficaram sem o que curti. A cultura da cidade não foi explorada. Mesmo com a tenda de artesanato muitos não eram da cidade. E por onde o turista ia não se via identificação da organização.Não havia uma referência.

Praça Nossa Senhora das Dores
Percebi coisas boas também. A sinalização dentro da cidade para estacionamento melhorou significativamente. O setor de saúde trabalhou muito e rapidamente. Estava organizados e não deixaram a desejar. A cobertura do site Capelanovamg foi digna de grande evento. Estavam a caráter e não fugiram da responsabilidade. As barracas estavam em maior numero e atendeu satisfatoriamente os visitantes. A manutenção da mini fazenda foi muito boa escolha, mas é preciso acrescer de novidades para vir a ser um diferencial na região.

Acredito que ouvir e "usar" a população aproximará e trará todos a festa. Nem o tear explorado no cartaz não tem divulgação que merece no evento. Afinal, para quem é feita o evento? Que nossa Senhora das Dores  abençoe está cidade juntamente com as energias positivas daqueles que amam este lugar.

30 comentários:

  1. Nossa! oO
    quando fui a festa de Capela Nova, gostei tanto!
    De fato, o show anunciado foi motivo de risos sim... pelo menos, em Barbacena, foi.
    é uma pena! =/

    ResponderExcluir
  2. moh contradição...neguim soh sab reclama,e pelo contrario vim geral de capela e geral q mora fora, qto os show, ja foi sertanejo, rock ... mais nda ta bom pra ngm, pra reclamar eh facil, dificil e fazer igual...
    agora qto ao numero de pessoas,kkkkk, realmente prescisa melhorar a estrutura, mais vai perguntar para os donos dos comercios se a festa foi boa pra eles, se girou mto dinheiro dentro da cidade... se quer uma parada do sua geito faz sua festa, naum gostou? ano que vem te mais, fica em casa...desculpe alguma coisa, mais odeio esse falso moralizmo baixo nivel, aposto q nem o lixo q tu produziu, tu naum fez questao de jogar em uma lixeira.

    ResponderExcluir
  3. fillipe wilker amaral rodrigues20 de julho de 2011 às 20:46

    anonimo naum - Fillipe Wilker Amaral Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. em vista a todos os fatos da festa na praça diria que foi muito dificil para todos conseguir se diverti. ao fato de ter tantas pessoas custei sair da minha casa para ir trabalhar na maloka fiquei uns 10 minutos para conseguir chegar na dorinha mas quem deve ter curtido msm foi o pessoal que foi curti comigo na maloka (obrigado a todos pela presença)fora isso nao tive a infelicidade de ver tais fatos como brigas socorros e segura

    ResponderExcluir
  5. É engraçado como algumas pessoas se acham no direito de falar por uma população inteira. Desde quando vc foi nomeado a porta voz da população de capela nova? vc realmente sabe do gosto de cada capelanovense? Eu por exemplo não gosto de pagode, mas minha irmã adora, nem por isso to reclamando igual a um velho ranzinza. Muito conveniente o comentário do Fillipe qndo disse: não gostou fica em casa!

    ResponderExcluir
  6. hehehehehehe...pra mim uma pessoa que tem como apelido todynho me faz é rir. acho q ele gostaria mesmo q no ano que vem tivesse, ao invés da festa do capelanovense ausente, uma parada gay! se todos tivessem o mesmo gosto que vc o mundo não seria mais povoado. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Em meio aos inúmeros erros gramaticais e de concordância (alô blogueiro, preste mais atenção e não assassine a língua portuguesa! rsrs), há sim uma certa coerência e uma certa rabugice também.
    A baderna, a ausência de segurança extra-policial e a chatice do locutor e alguns outros pontos não mencionados, foram perceptíveis a qualquer um, independentemente de credo ou partido político.
    Em relação às atrações, sejam elas quais forem, conforme supra mencionado, nunca serão de aprovação unânime. E, contraditoriamente, o autor encerra o folhetim pedindo a benção à mesma Nossa Senhora condenada pela oração de abertura da festa. Seria o dossiê também contrário à ecumenicidade dos leitores?
    Para encerrar, sugiro aos demais anônimos, que não utilizem da falácia ad hominem para criticar o blogueiro. O apelido do rapaz nada afeta em suas opiniões e em seu direito de expressá-las. Ainda vivemos em uma democracia. Aos insatisfeitos ou não compartilhadores do todo ou parte, cabe argumentar com coerência e expor pontos de vista contrários. Atacar apenas é burrice.
    Abraços e até a festa do capelanovense 2012

    ResponderExcluir
  8. olha ser anonimo e bao agora assassine a língua portuguesa! rsrs) adoroooooooooooooooooooooo !!!!!!!!!!!!! sou capelacity oooo roça

    ResponderExcluir
  9. Vou nas festas em capela nova desde o show do zé ramalho e nunca me preocupei com quem ia tocar, pq o que vale pra mim é rever os grandes amigos que fiz nessa cidade. Amigo blogueiro, "já que vc ñ pode mudar o mundo, deveria comecar a se adaptar a ele." =D #ficaadica

    ResponderExcluir
  10. vem o professor corrigir a galera, erros de portugues, fala serio, tem ngm aki preucupado com isso naum,soh preucupo com isso qdo tem q expor minha opniao onde realmente tem importancia, isso pra mim eh soh mais uma palinha de alguem q quer aparecer...
    a festa eh aberta ao publico, vai quem quer...
    a programação sai com mta antecedencia, entaum vc ja vai sabendo oq vai rolar...
    n gosto da programaça? pq apareceu? vc foi o responsavel pelo seu desagrado, afinal eh a festa do capelanovense ausente, naum seu niver de 15 ANOS.
    mta coisa tem q melhor mesmo, 20 PM pra 20mil festeiro, barracas gigantes ocupando lugares de pessoas(valorizar mais o comercio da cidade),falta de estacionamento para carros maiores(onibus) e fora o lixo q estava o jardim na segunda feira, cheio de restos de comida enfim, acho q a festa naum pod ser realizada mais na nossa praça, precisa-se de mais estrutura, ou entaum boTa DLA4 PRA TOCAR DNOVO, JUNTO COM AKELA BANDA DE REMEDIOS E....
    Seria o dossiê também contrário à ecumenicidade dos leitores?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    naum mesmo fessor...

    ResponderExcluir
  11. O son tava uma merda! Play back é fodssssssssssss, mais a galera de capela estava presente sim, este cara sim fala mais que o galvão!!!!! Ainda chapei todas kkkkkkkkkkkkkkk, ..

    ResponderExcluir
  12. quem fala demais dá bom dia a macaco!!!! hehehehehehe...
    tbm notei que o q ele criticou tanto acabou fazendo o mesmo no fim do texto. não acho desrespeito colocar ave maria como abertura da festa!!! o q tem isso? vamos aí gente...todos colocarem um grande "cala boca todynho".

    ResponderExcluir
  13. Agradeço aos comentários aqui colocados. E agradeço também por citar-me em muitos deles. Enfim o espaço é democrático e gostaria de apreciar aqui alguns fatos.
    1-Obrigado por se identificarem. Entendo que não estão manifestando da boca para fora.
    2-Entendo o rodizio de gêneros musicais que tem passado pela cidade e isso é bom.Mas parece difícil entender que nunca vi a população ser escutada pelo que vai ser escolhido como atração para a festa.
    3-Não é falso moralzinho. Tem que fazer um feed back de cada ação após um evento.
    4- Fato ouve muitas brigas sim. Impossível não ter. Destaco a baixa segurança.Não por parte dos militares, até porque isso não é total responsabilidade dele.
    5- A prefeitura não tem culpa disso, eu sei. A organização deve passar por um grupo, em especial ao Conselho Do patrimônio História que atua no município.
    6- Espero mesmo que tem gerado mais lucros para os comerciantes da cidade. Que bom que temos mais um ponto positivo para destacar.
    7-Quanto ao apelido deste que vos escreve não merece ser explicado. É muito mais que muitos da cidade possam imaginar. Pode ser engraçado, sim, mas existe um retrospecto que muitos desconhecem.
    8-Erros gramaticais pode aparecer em qualquer post. Estudo para melhorar isso. Porém somente atacado pelos leitores poderei melhor.Obrigado mais uma vez!!
    9- Festa com shows de Zé Ramalho e Engenheiros do Havaí foram perfeitas em organização parabéns a prefeitura.
    10- "Cala boca Todynho", legal tenho falado demais. Quem bom que temos esse espaço para ouvir e falar quem quiser. Na festa nem tanto. Faltou bom senso.
    11- A festa consumiu a todos que nem perceberam a ironia do uso da padroeira do final.

    Mais uma vez obrigado e estarei sim na proxima festa. Sei que terá coisa melhores para falar. Capela Nova tem progredido muito. Isso é bom, para os que estão lá e para aqueles que estufam o peito para dizer que é Capelanovense!!

    ResponderExcluir
  14. que isso tody ironizar usando o nome da padroeira é desrespeito. NÃO PODE! rsrsrsrsrsrsr
    o seu blog não é ecumênico.

    ResponderExcluir
  15. Sim, mas gostaria de mostrar o que uma pessoa que não é da religião pode ter sentido na hora que ouviu a Ave Maria no palco. Como está me indagando poderia eles ter feito o mesmo não. Isso deve ser relevante para quem trabalha com comunicação!!

    ResponderExcluir
  16. não, isso se chama democracia, o brasil é um país que tem mta diversidade, tanto de raça, cultura, qnto de religião. cada um escolhe o que acredita e cabe a nós respeitar. não entendo o q vc quis dizer com "o que uma pessoa pode ter sentido na hora que ouviu a ave maria". o que uma pessoa poderia ter sentido nessa hora é um respeito mto grande pela mulher q deu a luz ao maior homem que já existiu, seja esta pessoa de qlq outra religião.
    estranho seria se tocasse uma dessas coisas q ouvimos por aí " é só pentada violenta, é só pentada violenta." com todo respeito é claro, gosto é gosto e não se discute.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou católico e isso não é problema para mim. Já para quem é de outra pessoa, mesmo reconhecendo que a mãe de jesus nem sempre eles delegam em seus cultos o admiração merecida. Por isso, naquele momento, se fosse necessário um prece, que fosse ecumênica.Espero ter sido claro, pois não queria que esse assunto tomasse essas proporções e sim que se discutisse a organização e o que estamos comunicando no evento!!Mesmo assim obrigado por movimentar o debate!!

    ResponderExcluir
  18. Numa coisa acho que todo mundo concorda: o odair ferreira é chato pra caralho!!!! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Que bom que mais alguém vê isso...E está matéria ganhará continuação no site http://capelanews.com/ dai vamos ver como isso vai ser conduzido!!

    ResponderExcluir
  20. O promotor de Justiça de Carandaí baixou uma portaria visando o conforto da população e a segurança em festas na Praça Senhora das Dores.
    Se o contratante da festa "prefeito" não cumprir a multa é de 10 mil Reais. Quem se interessar deveria ler essa Portaria e analisar se o prefeito cumpriu o que foi pedido.
    Muito bla ,bla bla não funciona. As coisas mudam quando doí no bolso.
    Não discuto gosto , pra mim pode trazer até a taty quebra barraco. discuto segurança e estou aberto para soluções prq ser vidraça é facil.
    Ricardo Fonseca

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkkk.
    neguim ja ta discutindo religiao... soh rindo mesmo.
    q venha 2012...
    nda ta bom pra ngm mesmo, neguim passa o ano todo contentando com a monotonia, qdo o fluxo de pessoa aumenta,o anti-socialismo aparece juntamente com as criticas, que na verdade podem deixar de ser destacadas.

    ResponderExcluir
  22. " que na verdade naum podem deixar de serem destacadas"
    fillipe

    ResponderExcluir
  23. Que bom que temos mais informações aqui...Peço então que possamos colocar esta portaria aqui no blog para discussão...Se alguém tem acesso a ela que mande para meu email.... Douglaslimajornalista@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. o filipe ta igual a ofelia da praça eh nossa. soh abre a boca qdo tem certeza... nunca vi uma pessoa falar tanta besteira com tanta convicção. e alem de td eh incapaz de aceitar que outras pessoas tenham opinião diferente da dele. geral agora vai mudar de ideia e concordar com o playboy mimado puxando saco de olho nas eleicoes do ano q vem... entao girou muito dinheiro na cidade? deve ter girado e ido pros bolsos dos barraqueiros e do welinton... qtos empregos diretos e indiretos a festa gerou? qto a prefeitura arrecadou de impostos com o grande comercio que lucrou ate enjoar? cobriu o gasto com a festa? deve ter dado. e a vida da cidade deve ter mudado da agua pro vinho pra sempre. a monotonia acabou. so esperar mais 1 ano q ela passa denovo. falso moralismo eh esse seu q vem escrachar o cara pq ele eh contra. tirando o exagero da oraçao que mentira ele falou? vai tocar da cidade qm naum concordar c vc agora? acorda manezão.

    ResponderExcluir
  25. pelo q eu to vendo aqui, além de não ter mta coisa pra fazer em capela nova tão querendo que acabe com a festa tbm. é engraçado pq em toda cidade tem festa, na praça ou parque, e o povo não fica nessa falação não. ô lugar de criar lobo! deus q me livre! se faz tá ruim, se não faz tá ruim tbm. se tem show sertanejo tá ruim, se é rock tá ruim, se é pagode tá ruim, se é forró tá ruim. pode trazer a madonna aqui q vai tá ruim tbm, tenho certeza. ah quer saber, vão ficar tricotando da vida alheia e coçando saco sentado no passeio, vendo o dia passar. aqui seu carlos aceite vc tbm a opinião dos outros! com certeza rolou mto dinheiro na cidade e esse dinheiro tá no bolso de quem trabalhou pra isso. mas ano q vem tá aí, faz alguma coisa pra vc ganhar o seu tbm, pq ficar criticando uma coisa q vc é incapaz de fazer não vai te dar muitos lucros.

    ResponderExcluir
  26. se o grande comercio da cidade lucrou ou não com a festa, se a prefeitura conseguiu ou não cobrir os gastos q teve com a festa, não cabe a ninguém criticar. oportunidades foram dadas para q a população de capela nova pudesse lucrar com a vinda de turistas. se as pessoas não aproveitaram fazer o que? a verdade é q mtas delas, não todas, preferem ficar reclamando. claro q a cidade não vai mudar da agua pro vinho com isso, ainda mais com esse tipo de cabeça atrasada. a festa é apenas uma das iniciativas, como tantas outras, para q isso aconteça a longo prazo. vale lembrar q talvez o prefeito e seus colaboradores não visem apenas lucros para a região, mas eles tbm querem q as pessoas se divirtam, pq festa é pra festejar, reencontrar pessoas, pra se alegrar e não pra ficar com esses sentimentos ruins de inveja. to começando a perceber q o problemas citados aqui, não tem mto a ver com a festa e sim com quem tá fazendo a festa. proximo ano vai ter outra melhor, pq desde q o juninho entrou na prefeitura, cada ano é melhor q o outro. a verba vem pra isso, se ele não fizer a festa, não pode desviá-la para outros fins, como por exemplo plantações de café. se vcs começarem a pensar, pq será q antes do juninho as festas eram tão ruins? fica a dica...

    ResponderExcluir
  27. incapaz de aceitar outras opniões?!?!?!kkkkkkkk aceito amigo, mais cabe somente a mim concordar ou naum,se todos pensassem igual q graça teria?!
    Ai mto infeliz eu comentario politico, soh pra começar eu odeio politica, pensando nas eleiçoes do ano q vem?pq? eu sou candidato?kkkkk fala serio, me fastei de capela justamente por isso, naum gosto de me envolver(mais tem pessoas proximas a mim envolvidas, e independente de qualquer coisa to com elas), qdo a festa infelizmente o meu AMIGO resolveu casar no mesmo, por isso compareci, caso contrario...hahahaha....
    neguim ta eh com dor de cotovelo pela forma como a politica foi virada, mais q culpa eu tenho soh lamento...
    vlw pelo playboy mimado e manezão, adoro e acho pouco ainda da proxima vez me de mais adjetivos...
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Gostaria que aqui não se discutisse opção politica da cidade e sim i que estamos deixando de legado desta festa.Primeiramente, agradeço aqueles que se identificam.Nota-se que sua opinião não é aleatória ou medrosa.Concordo que é sim sabermos se a festa deu lucros e pagou as despesas.Que organização é essa que não presta custo? Na verdade nem sabemos quanto foi necessário para realiza-la.(Se alguém souber que se manifeste)Já o questionamento do show foi: onde a comunidade capelanovense foi ouvida para a realização da festa? Os barraqueiros devem ter lucrado e espero que muito, pois a muito tempo recebemos mais e mais, se não fosse isso não investiriam.A cidade muito com as festa isso é verdade, mas eventos como esse não são só para causas tão nobres descritas assim. Pelo menos não pode ser por parte do Conselho de Patrimônio.Já que isso é um investimento turístico e não uma simples confraternização.DO contrário, estamos perdendo a oportunidade de ser uma grande cidade na região.Coisa que o prefeito mostrou ao contrário no palco com tantos representantes. Enfim podemos continuar a discussão por este lado. QUALQUER QUESTIONAMENTO SOBRE PARTIDOs, DIRETO OU INDIRETAMENTE ,SERÁ EXCLUIDO!!

    ResponderExcluir
  29. Para aqueles que não se identificam...Eu simplesmente não penso, eu estudo para ser um bom jornalista,mesmo que isso não agrade a estes chamados anônimos!!Não tem que ler o que eu escrevo, simplesmente me ignore!

    ResponderExcluir
  30. Aproveita e mostre quem é... Fumo se eu ainda estivesse dependendo deste sistema que muitos acreditam ser democraticamente perfeito. És tão ingenuo que não retiro os créditos do atual prefeito, só chamo atenção para outras coisas. Talvez seja hipócrita o bastante para não compreender o que foi dito até agora!!

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates