Ads 468x60px

Eu indico

01 agosto 2011

O maior problema humano: Interpretação

Talvez isso não seja um grande verdade, nem a maior dela.É um contestação.Não necessariamente o poder de interpretação descrita educacional, apesar dela ter parte de culta nisso. O individuo lê, mas não reflete. Vê, mas não olha.Ouvi, mas não escuta.No fim sobra apenas opinião que não passa de um juízo de gosto de terminado assunto. É possível não gostar de algo e simplesmente respeita-lo  e admira-lo. Na falta de explicação voltam-se para o pessoal ou fatores que não tem nada a ver com o que está sendo exposto para expor sua "opinião".


Posso gostar ou não de uma coisa.Isso nem se discute. Quando há discussão é necessário sair da base do gostar e alcançar um olhar critico para as coisas. Para criticar é preciso entender para poder argumentar e convencer de que o fala está pautado solidamente em um fundamental e não somente por que eu gosto ou não.Exemplo preciso disso é a religião e o futebol.Cada um defende o seu pela paixão e na maioria das vezes não aceita a critica, pois o feri como se fosse o próprio assunto em questão.Torna-se pessoal. Não é intolerância. Porém, a maioria dos conflitos, sejam eles de grande importância ou não, começam por esse gosto que começa a se tornar um "ideologia", sem embasamento critico em um sistema.

O mundo tem medo da critica. Ela pode motivar ou destruir sonhos, projetos e futuros.Isso tudo por que falta discernimento para quem as recebe.É preferível ouvir eu não gosto do que uma avaliação criteriosa de seu fiasco. A interpretação dentro do gosto não se faz necessária.Simplesmente fiquei ou não satisfeito com o que foi apresentado. Refletir cansa e consome tempo. Quando há necessidade ou surge um breve vontade essa interpretação é feita superficialmente 

A interpretação tem sido levada para o juizo de gosto e dai é normal que tenhamos uma necessidade de auto defesa.É trabalhoso criticar. Precisa embasar e não simplesmente achar. A liberdade de expressão é um direito incrível, porem perigoso e muito confundem isso. Pode-se dizer o que quiser? Sejamos realista...não! Isso porque existem coisas que ferem a constituição e podem gerar maiores transtornos a quem ou o que se refere. O cuidado deveria ser redobrado, mas infelizmente não é. A ideia de que moramos em um país politicamente democrático vem carregado do pressuposto de que podemos fazer e acontecer o que quiser.Isso é perigoso e errado.

Interpretar é viver um pouco mais distante da ideia de politicamente correto em tudo e mesmo assim viver mais próximo de uma sociedade que falha ao tentar ser correta. É aceitar que podemos tudo em comunhão com os valores e ética impostos pela sociedade. É aprender que o gosto é pessoal e não se questiona, contudo a possíveis discussão precisas dentro de campos sérios. Por isso e com isso é possível que dá discussão nasça a luz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates