Ads 468x60px

Eu indico

23 agosto 2011

Site Capela News censura critica a greve dos professores e as festividades de Dom Raimundo

Site conceitua artigo opinativo como partidário, por causa de foto veicula em sites como Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, e retira critica elabora através de relatos de um discussão feita com os leitores em uma rede social

O artigo de caráter totalmente opinativo foi censurado pelo site Capela News. Em nota divulgada pelo próprio veiculo, justificaram o ato como forma de coibir manifestação partidária e manter-se um posição isenta em questões politicas. A matéria que não estava na integra, somente para quem acessasse o blog, era um opinião retirada de uma discussão que começou em um rede social.

Totalmente anti-ético, foi retirada sem notificação a este blog que compreende que além de tudo houve censura. Hoje este tipo de prática é inadmissível. Com o advento da internet não é mais possível calar a massa que terá sempre novos meios para discutir tais assuntos. Há uma concordância quando se trata da linha editorial de um produto, contudo ele deve respeitar aquilo postado, que é de inteira responsabilidade, dos seus colunistas.


A matéria não fazia nenhuma menção partidária. A foto postada era de um questionamento iniciado na rede. Todos tem direito a serem ouvidos. Os meios destinados a informação devem estar abertos a ouvir todos os lados, para assim não perderem a noticia. Os fatos devem ser estudados e permitir que todos coloquem sua opinião. Portanto, prevê que o referido site não veiculará nenhuma matéria que fale sobre determinado partido politico. Porque se assim fizer estará mostrando o lado que estará defendendo futuramente, não é? 

Debates foram feitos para serem ouvidos e a censura é uma forma de uso abuso de poder em favor da hipocrisia. Não há como esconder da sociedade os cânceres que ela possuem. Assim como os professores, aqui também podemos nos tornar formadores de opinião, ou impositores de um ideologia não é Capela News? É ridículo em tempos tão democráticos ser censurado por um artigo construído com o que os leitores pensam. É preciso melhorar o que se pensa. Interpretar não é delegar juízo de gosto.

Este post é para esclarecido diante da censura sofrida pelo blog neste site. Aqui os leitores só não encontraram citações que ofendam a imagem que tais pessoa que seja. O compromisso deste espaço é com a verdade. Esta possuem vários lados e por isso é tão importante ouvir diversas opinião. Melhor ouvir do que censura. Só censura aquele a quem a verdade não lhe agrada.

1 comentários:

  1. Caro Douglas,
    O “Capelanews” é um “site”, sem fins lucrativos, com o propósito de noticiar de forma ágil, isenta e correta o que acontece em Capela Nova e na região fisiográfica em que se encontra inserida, no estado de Minas Gerais, no Brasil e no exterior(1).
    CAPÍTULO I - DA AGILIDADE
    Art. 1º - A informação deverá ser divulgada da melhor maneira, no menor espaço de tempo possível.
    Art. 2º - A informação, em primeira mão, deve ser buscada sem se descuidar dos atributos da correção e da isenção.
    CAPÍTULO II - DA ISENÇÃO
    Art. 3º - Embora conscientes de que cada pessoa vê o mundo pelo prisma formatado por suas experiências de vida, o compromisso do “site” é divulgar a informação com a consciência de que todo o esforço possível foi despendido na busca da isenção.
    Art. 4º - Não haverá assunto tabu, mas sendo ele polêmico e passível de ferir o sentimento da maioria dos internautas, a decisão de publicação deverá ser previamente discutida e aprovada pela maioria dos membros da equipe.
    Art. 5º - Gostar ou não de um assunto ou de uma pessoa não é critério para que algo seja publicado ou não.
    Art. 6º - O “Capelanews” é apartidário, laico, independente de governos, de grupos econômicos e repudia toda e qualquer forma de preconceito.
    Art. 7º - As matérias publicadas não podem ter como objetivo a canalização de benefícios diretos ou indiretos para qualquer membro da equipe do “Capelanews”.
    Art. 8º - É vedado a qualquer membro da equipe do Capelanews” o engajamento político na campanha de qualquer candidato.
    Art. 9º - Tudo que for publicado no “Capelanews” deverá deixar transparente o que seja um comentário, uma opinião, uma informação ou como notícia.
    Art. 10 – A denúncia recebida deverá ser investigada com todo o rigor possível antes de sua publicação, juntamente com a versão da pessoa denunciada.
    Art. 11 – A suspeita de crime só deve ser publicada após acesso às informações constantes do inquérito administrativo ou policial.
    CAPÍTULO III - DA CORREÇÃO
    Art. 12 – Não haverá credibilidade onde faltar correção, ou seja, descrição e análise dos fatos da maneira mais acurada possível, segundo as circunstâncias do momento.
    Art. 13 – Não é admissível a publicação de uma matéria com erros de nomes, datas, locais, horários, idades e de endereços, de referências históricas, processuais, e contratuais, de formas de governo e de definições científicas.
    Art. 14 – Nas matérias que envolvam assuntos técnicos ou científicos, deverá ser procurada a orientação de especialista, antes de sua publicação.
    Art. 15 – Ocorrendo algum erro, a correção deverá ser efetuada, de imediato e com o mesmo destaque, pois errar é humano, mas nele permanecer é diabólico.
    Art. 16 – O “Capelanews” procurará sempre usar a norma culta da Língua Portuguesa, respeitando-se, entretanto, as girias e neologismos proferidos pelos entrevistados, desde que no contexto da entrevista e publicados entre aspas.
    CAPÍTULO IV - DO RELACIONAMENTO COM A FONTE
    Art. 17 – O relacionamento com a fonte deverá ser estritamente profissional.
    Art. 18 – O relacionamento com a fonte deverá ser respeitoso e transparente.
    Art. 19 - O compromisso de manter preservada a identidade da fonte não pode ser quebrado, devendo, portanto, ser firmado apenas com fontes de credibilidade.
    Art. 20 – A privacidade do lar e do local de trabalho será sempre respeitada.
    CAPÍTULO V - DOS VALORES
    Art. 21 – O “Capelanews” defenderá, intransigentemente, a democracia, as liberdades individuais, a livre-iniciativa, os direitos humanos, a república e o desenvolvimento ético e sustentável.
    Art. 22 – O “Capelanews” tem como missão a divulgação e preservação dos valores culturais e intelectuais do povo de Capela Nova.
    Equipe Capelanews.

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates