Ads 468x60px

Eu indico

26 novembro 2011

A infância aos cuidados de outra criança

Os dados são alarmantes.Crianças e adolescentes grávidas cada vez mais cedo no país.O caso é ainda mais preocupante no Norte e Nordeste, 9,5 % das garotas entre 10 a 14 anos estão grávidas. É o que afirma ainda o IBGE, que algumas ainda moram com o parceiro, em torno de 42,785 jovens.

A baixa escolaridade e até a "cultura sexual" da região contribui, já que muitas dessas futuras avós iniciaram muito cedo a cuidar de seus filhos. Como se não bastasse, a gravidez precoce, muitas vezes é desejada como status familiar.É a saída da infância sem prazer para a liberdade dentro dessa liberdade.

É problema de saúde pública,sim! Uma vez que os direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescentes passaram a ser desrespeitados. Essas crianças sofrem este "abuso duplo", do parceiro e da sociedade, que não faz valer seus direitos.Curiosamente o parceiro, muitas vezes maior de idade, não responde ao crime de abuso ou estupro, uma vez que a futura mãe é uma criança. Falta políticas públicas para que sejam assegurados aos menores a possibilidade de estudar e sonhar com um futuro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates