Ads 468x60px

Eu indico

29 julho 2011

A Serbian Film - Terror sem Limites: os mais polêmico filme dos últimos tempos

 Pornografia, necrofilia e incitação a pedofilia, afinal o que este filme tem para tamanha polêmica

Nos últimos dias, o Serbian Film- Terror sem Limites do diretor Srdjan Spasojevic, tem aguçado a curiosidade de muitos pela censura em diversos países. Em amostra no Brasil, patrocinado pela Caixa, não foi diferente. Ficou um mês para ter a classificação indicativa, teve sessões fechadas e no fim também foi censurada. Tudo isso por alegação de incitação a pedofilia.










O primeiro filme  traz um ex-ator pornô que é submetido a gravar cenas de atrocidades para torna-se um pop star. Nestas ele realiza sexo agressivo e selvagem, com cadáveres, com bebê recém-nascido e até o próprio filho.



O filme- Eu vi...


A maldade está nos olhos de quem vê. Será? O fato é que o filme é um drama muito forte e de muita intensidade. Se o cinema é a sétima arte então este filme trataria do nós percebemos como a parte inferior desta arte: os filmes pornôs. O filme seria um pornô, mas com uma história dramática e forte em seu enredo. Ao contrário do que se vê no pornô não há close em partes genitais, mas as cenas de sexo são frequentes. 


Assim o filme define o pornô como " a arte nua" e acredita que ela não deve ser um ilusão e  sim uma vivência sexual. Por isso, em primeiro contato parece ser uma produção para defender uma classe superior. Mas a carga drama e psicológica imposta ao personagem principal retira totalmente esse rotulo. Compararia esta carga psicológica com a que sofreu Natalie Portman em o Cisne Negro. Contudo, no geral o filme nãos e compara a esta grande produção.


Como a maldade anda nos olhos de quem vê, mesmo a cenas de sexo com bebê e o incesto , por exemplo, são ofuscados pela dramaticidade e a violência colocadas nestas cenas. O personagem não as realizas com o gosto e prazer que um criminosos.Ele é forçado e vê cercado por transtornos de seus atos. Dai em diante cenas de violência acontecem e para se ter uma dimensão da barbárie que se executa a compararia aos filmes da serie Jogos Mortais.No cinema há em alguns momentos violências exageradamente forte e nem por isso são censurado por fazer apologia. 


É difícil defender ou não a censura. Porém, deve sim existir formas de classificação.Trabalhos não podem simplesmente serem excluídos deste jeito. O debate é sempre favorável, mas o que a censura tem feito é fornecer mídia gratuita e assim divulgar a tal "apologia a pedofilia". Não há incitação e sim repudio o filme todo por atos tão horríveis. 



Trilher do filme...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates