A história de um andarilho e sua vontade de estudar captada por uma máquina digital
Os alunos do Colégio Estadual Professora Maria Teixeira Filho aceitaram o desafio de produzir, com uma máquina digital e sem muitos recursos, um curta documentário na Oficina Vídeo- Interativo do Programa CINEMA PARA TODOS. Tudo isso em um curto espaço de tempo, de 30 de maio a 03 de julho de 2011. Apesar de a escola estar localizada no Leblon, Zona sul do Rio de Janeiro, os alunos são, normalmente, de comunidades carentes da cidade.
Eles optaram por contar a história do colega de classe Luís Sousa, identificado por eles como Luís Sting graças à admiração ao cantor. Luís Sting veio de São Paulo aos 15 anos e hoje vive nas ruas da zona sul carioca fazendo caricaturas de turistas para sobreviver. Mesmo a tantas dificuldades e tendo, por algumas vezes, as drogas como opção, ele não desistiu do sonho de se formar no Ensino Médio e ir contar para sua mãe que não vê desde que saiu de São Paulo.
Inicialmente o andarilho causou estranheza, mas o desejo de estudar sempre cativou a todos. Estudando a noite, Luís sempre volta à escola para almoçar e jantar; contando sempre com a ajuda dos professores que o auxilia com, por exemplo, agasalhos.
Um vídeo amador muito bem gravado, mesmo sendo feito em máquina digital simples e não possuindo uma resolução em alta definição. Os depoimentos fortes e comoventes, os enquadramentos contemporâneos, mantendo o máximo de movimento possível, o que dá maior veracidade ao acompanhamento do dia a dia de Sting, reforçam as dificuldades diárias do andarilho.
Os cortes de cena acompanham com fidelidade a história e o fundo musical, com a música do cantor Sting, não só reforçam o apelido do personagem, como controla toda a carga dramática da cena.
Realização: Amanda Lopes, Meiricy Mesquita, Michel da Silva, Rooh Muylaert, Thiago Azevedo.
Professores: Claudio Pimenta, Jefferson de Paula.
Diretores do Colégio: Silvia Cristina, Corina Goes, Julia Godinho.
Produção: Isabela Reis.
Coordenação Geral: Maria Pereira.
Show de bola! Já tinha visto o vídeo... Parabéns pelo texto.
ResponderExcluir